Situada no município de Caucaia – Ce, a Fazenda Invernada foi adquirida pelo meu pai em 1973 quando um amigo convidou-o, no inverno, para visitar sua propriedade que no momento estava à venda.
Ao chegarmos lá, em pleno inverno, a vista do lago à frente da casa, chamado de barra do rio Cauipe, estava em cheia e deslumbrou – nos com sua magnitude e fartura de água. Diante daquele cenário, minha mãe, sugeriu que o nome da fazenda fosse Invernada, para justificar a riqueza de água do lugar.
Com um solo tipo arenoso e impróprio para agricultura, tivemos que optar pela criação de gado de leite e algumas ovelhas SRD para uso próprio da fazenda.
Em 1984, iniciei uma pequena criação de ovinos da raça Santa Inês para exposição, adquirindo belos animais da Fazenda Pau-da-Rola na Bahia e depois em Sergipe do criador Geraldo Dória que após 3 anos, tive que me desfazer devido a atribuições da faculdade.
Visitanto a fazenda de José Lemos Maia em Morada Nova – Ce, em 1990, resolvi voltar a criar ovinos, agora da raça Somalis Brasileira, devido a padronização e rusticidade que a mesma apresentava em pleno sertão. José Lemos abriu seu rebalho para que eu pudesse selecionar 20 fêmeas e 1 macho para iniciar o criatório.
Iniciamos um atrabalho de melhoramento genético e ao longo destes 21 anos, tivemos a ajuda de inúmeras pessoas, que só temos agradecer e com certeza contribuíram muito para o sucesso da raça Somalis na fazenda.
Podemos citar sem dúvida os amigos e técnicos: Dr. Pedro Simião, Dr. Eudes Miranda (in memorian), Dr. Sérgio Nadal, Esaú Marinho, Agaci Diógenes, Dr. Carlos Alberto Oliveira, Dr. José Paz de Melo, Mario e Fida Abreu, Sibie Greidanus (in memorian).
Ao longo destes anos, trabalhamos sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade da raça Somalis, que nos anos passados havia perdido sua credibilidade devido ao pequeno porte dos animais existentes. Melhoramos muito e hoje possuímos animais que atingem os 100 kg de pêso vivo (machos) e fêmeas com 70 kg.
Em 1996, iniciamos o criatório da raça Dorper, incentivado pelos criadores Sibie Greidanus e Mario Abreu que havia importado Dorper do Canadá e nos descrevia como a raça produtora de carne no mundo.
Importamos embriões da África dos criatórios de Tien Jordaan, Ben Grobellar, Ron Van de Merve e John Dell através de criadores como Taeke Greidanus, Eduardo e Luiz Teixeira, e mais tarde através do Dr. Sérgio Nadal conseguimos importar embriões da Austrália o que fez de nosso rebanho uma boa base para um trabalho longo do Dorper no Ceará.
No final de 2009, tivemos problemas de manejo no rebanho Dorper e decidi convidar um veterinário e amigo de São Paulo, Dr. Raphael Borba, para remodular o método de criação e selecionar o rebanho Dorper com o propósito de produzir animais superiores e adaptados a um sistema de criação mais rústico.
Tivemos que abrir mão do sentimento pelos animais, na hora de selecionar e mudar o manejo, mas valeu todo o sacrifício, pois hoje já estamos colhendo excelentes frutos através da orientação do Dr. Raphael Borba e temos um longo caminho a percorrer em busca do nosso objetivo maior.
Atualmente estamos com uma boa estrutura de apriscos, pastagens e produção de feno destinada ao rebanho. Contamos com uma excelente equipe, com o gerente e amigo (Elder) e tratadores Elcio, Chico e Cláudio, que possibilitam um manejo adequado e cuidados com os animais da fazenda.
Convidamos a você criador, para nos visitar quando desejar e nos colocamos a disposição para responder qualquer solicitação.

Um abraço.
Manoel Carlos Fontenele

 


Fazenda Invernada - Criação de ovinos Somalis e Dorper
 


Fazenda

Home
Sobre
Deixe seu Recado
Contato

Galeria
Fotos
Vídeos


Genética

Somalis
Dorper
Resultados
Sêmen

Fazenda Invernada
Caucaia-CE
Telefone: (85) 8897-2121
Todos os direitos reservados